sábado, agosto 01, 2009

Consumidor exigente ou enganado e indiferente?



Dizia-me um amigo meu :

"...o problema é que ainda existem muitos equipamento que não funcionam no Linux?"

é verdade, apesar de esta situação ser cada vez menos frequente, ainda acontece.

mas acontece porquê?
será que é problema do Linux? ou será a arrogância dos fabricantes de hardware que querem impor ao consumidor produtos que implicam o maior lucro com a menor escolha?


A verdade é que estes fabricantes ao usarem sistemas proprietários não normalizados, impedem a criação de programas (drivers) que possam trabalhar com esse hardware e eles só fabricam esses drivers para alguns sistemas operativos. Tudo isto é feito numa lógica de um capitalismo selvagem sem qualquer respeito pelo consumidor. E nós, que fazemos em relação a isto? "comemos e calamos" ou mostramos a estes senhores o nosso descontentamento na única linguagem que eles percebem (comprando equipamentos que são fabricados numa lógica diferente)?

Quando eu comprar uma impressora, uma câmara web, ou outro dispositivo qualquer quero podê-lo instalar no meu computador independentemente de qual é o sistema operativo que eu uso. Quando eu comprar um leitor de ficheiros de música ou uma máquina fotográfica digital quero poder ligá-la ao computador através de uma porta usb (ou outra) sem complicações, sem precisar de instalar drivers nem "cabos estranhos". Quero que seja fácil, rápido e que funcione em qualquer computador com qualquer sistema operativo.


o que podemos fazer?


Podemos e devemos recusar formatos proprietários, podemos e devemos usar padrões abertos.
Quando eu quiser escrever um texto quero ter um programa que guarde um ficheiro num formato que possa ser lido em qualquer outro computador, independentemente do sistema operativo ou do programa de processamento de texto instalado - a isto chama-se interoperabilidade. Por isso eu uso ODF e uso ogg e outros formatos abertos.


Eu quero um computador que faça o que eu quero e que não faça o que eu não quero, não quero um computador que envie informações pela Internet sobre o que eu faço, por isso eu uso software software livre.


Eu quero usar um computador que não vá ficando cada vez mais lento, quero um computador que seja simples de usar, quero um computador que não esteja sempre a dar problemas, quero um computador que não esteja sempre com problemas por causa de vírus, por isso eu uso GNU/Linux, uso Ubuntu, uso Fedora, uso Caixa Mágica uso FreeBSD e tudo funciona muito bem.


Antes de comprar uma impressora, um scanner ou qualquer outro aparelho informo-me, se não funcionar em todos os sistemas operativos não compro? aqui, aqui, aqui, aqui aqui, aqui e aqui

Sem comentários: